segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A industrialização no mundo

O que é industrialização?


Industrialização é um tipo processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, esse processo é marcado pela modernização dos meios de produção que resultam no aumento da produtividade dos fatores e na geração de riqueza.

 
 

Mas como isso começou?

A Industrialização é um processo antigo na humanidade. Ainda na Idade Média, novas técnicas marcaram o avanço dos meios de produção e de produtividade, mas isso não significa que existiam indústrias, características do capitalismo, como conhecemos hoje. O mundo, as civilizações e as sociedades se industrializaram em etapas e ao longo das décadas da seguinte forma: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial.
 
 

As Revoluções Industriais

A Primeira Revolução Industrial começou na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX, quando houve uma transição do feudalismo para o capitalismo. O processo de cercamento dos campos empurrou trabalhadores para as áreas que se urbanizavam através da produção industrial.
Os principais acontecimentos na Primeira Revolução Industrial foram a invenção da máquina a vapor movida a carvão mineral, que desenvolveu principalmente a indústria têxtil, e a locomotiva a vapor, favorecendo o transporte como fonte de distribuição de mercadorias



Já a Segunda Revolução Industrial ocorreu no final do século XIX e meados do século XX, nesse momento histórico a Inglaterra já não ocupava mais a posição de maior potência mundial, posto tomado por Alemanha e EUA, essa revolução ficou caracterizada pela consolidação do capitalismo, e por causa de inovações como o advento do petróleo e da eletricidade, que se tornaram elementos importantes para o desenvolvimento de tecnologias.




E a Terceira Revolução Industrial surgiu na década de 1970, nessa etapa o foco estava nas tecnologias. Nesse período houve grandes evoluções, na agricultura devido à mecanização que aumentou significativamente a oferta de alimentos no mundo, na medicina surgiram novas técnicas e tratamentos, na informática, na robotização industrial entre outros.


 
 

"A Quarta Revolução"

Se pensarmos nas etapas do processo de industrialização percebemos que não paramos na Terceira Revolução, pois o final da década de 90 foi marcado pela presença indispensável da informática (internet, chips, satélites, robôs e uma infinidade de avanços vividos nos últimos anos), que tornou o “mundo menor” e encurtou as distâncias, essa é o que muitos consideram a Quarta Revolução Industrial. Esse período seria marcado, então, pelo valor da informação, qualificação e pesquisa cientifica, fatores que agregam valores aos produtos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário