segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Conceitos interessantes - Tecnopólo

Tecnopólo é um centro tecnológico que reune, num mesmo lugar, diversas atividadesde pesquisa e desenvolvimento (P&D), em áreas de alta tecnologia, como institutos ecentros de pesquisa, empresas e universidades, que facilitam os contatos pessoais einstitucionais entre esses meios, produzindo uma economia de aglomeração ou deconcentração espacial do desenvolvimento tecnológico.
As antigas áreas industriais caracterizadas pela indústria de base - associada arecursos naturais (carvão mineral, minério de ferro), empregadora de numerosa mão-de-obra não-qualificada e cuja paisagem é a chaminé poluidora- estão cedendo lugar aos tecnopólos, caracterizados pelas indústrias avançadas, de ponta. Estes sãoassociados a grandes centros universitários de pesquisa, fornecedores de mão-de-obra altamente qualificada - formada pelos chamados "cérebros" (cientistas) - emarcados por uma paisagem constituída pelos edifícios "inteligentes".
Nesse novo contexto, os centros industriais têm por base a produtividade e,consequentemente, a competitividade e a lucratividade.Entretanto, a transformação mais significativa se refere à globalização daindústria: as transnacionais se instalam em vários locais diferentes e complementamsuas produções. Um exemplo é a indústria automobilística: os diversos componentessão fabricados em diferentes locais e montados em uma determinada indústria. Essanova lógica da localização industrial tem provocado a descontinuidade geográfica, adescentralização industrial, ou seja, a fabricação articulada em redes globais, que seorganizam em torno de fluxos de informação.
Países nos quais os tecnopólos estão inseridos: EUA (Califórnia, Texas, NovaInglaterra), Japão, Tigres Asiáticos (Coréia do Sul, Taiwan (ou Formosa), Cingapura eHong Kong), China, Inglaterra, Alemanha, França, Itália e, mais recentemente, nosnovos países industrializados, como Índia e Brasil.
 

Vale do silício

O vale do sílicio - originalmente Silicon Valley -, está situado na Califórnia, Estados Unidos. Nesta região foram criadas as mais importantes empresas de tecnologia da informação, como por exemplo Google, Apple Inc., Facebook, Yahoo, Intel, entre outras.
O vale teve seu início no ano de 1950, impulsionado pela corrida armamentista, durante a Guerra Fria. Na época, as indústrias eletrônicas ali instaladas foram as fornecedoras de todo material necessário para a produção de armas e construção de aviões de caça.
Esta região é conhecida como uma das maiores aglomerações de empresas com domínio de tecnologia de ponta do mundo. Tal característica resulta da facilidade de financiamento, que provém do Startups Companies.
Conhecido por ser a Meca da inovação e possuir uma geografia privilegiada, o Vale do Silício hoje não poupa esforços nos quesitos da reinvenção e viabilização de novas ideias, as quais exigem muito conhecimento e investimento.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário